Arroz vermelho e suas propriedades

3819829262

EXISTEM 2 TIPOS DE ARROZ VERMELHO:

Arroz vermelho – é naturalmente vermelho e sua coloração se dá devido ao acúmulo de antocianina em seu grão.

Arroz vermelho fermentado – não é utilizado na culinária do mesmo jeito que o arroz comum. Seu emprego é para dar coloração aos preparados ou como fitoterapico na medicina tradicional chinesa. Como podemos deduzir é originário da China e a coloração vermelha vem da fermentação do arroz ao ser cultivado juntamente com a levedura Monascus purpureus.

BENEFÍCIOS À SAÚDE

Arroz vermelho

Apresenta maior quantidade de fibras alimentares que o arroz comum logo é benéfico ao sistema digestório. A antocianina, que é uma substância antioxidante, previne o envelhecimento precoce e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Apresenta, se comparado a outros tipos de arroz, maior concentração de proteínas, vitaminas e minerais.

Arroz vermelho fermentado

Como não é um alimento só deve ser utilizado sob prescrição de um médico ou nutricionista especializado em fitoterapia.

Inúmeros estudos científicos comprovam que este produto reduz o nível de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) devido às monocolinas que contém.

Este produto é rico em monocolina K e apresenta em sua composição 8 monocolinas. A monocolina K é usada pela indústria farmaceutica em compostos para a redução do colesterol.

É, também, rico em antioxidantes como betasistosterol, campestrol, stigmasterol, sapogeninas (esteróis vegetais), isoflavonas e ácidos graxos monoinsaturados.

Fonte: CBAN – www.cban.com.br

Matéria Publicada no link: http://www.nutrirsaude.com.br/