Arroz Basmati a Paillard

Receita com Arroz Basmati

Receita: Gerson Mendes – www.cookingweekend.com.br  Foto: Giulia Martuscelli

Receita: Gerson Mendes – www.cookingweekend.com.br
Foto: Giulia Martuscelli

Ingredientes:

Paillard
4 medalhões de filé mignon (aprox. 150g cada)
15ml de azeite extra virgem
5ml de mostarda dijon
5ml de molho inglês
sal (q.b.)

Arroz
300g de Arroz Basmati Ruzene
560ml de água morna
1 dente de alho corte brunoise
15ml de azeite extra virgem
sal (q.b.)

Acompanhamentos
polenta
cebolas roxas douradas em azeite e vinho tinto
salsinha picadinha (q.b.)
Modo de Preparo:

Paillard
Em uma base coberta com filme plástico coloque os medalhões (um a um) e com um martelo bata em forma circular até obter uma espessura de aproximadamente 1.5mm. Reserve no próprio filme plástico. Em um ramequim emulsione o molho inglês e a mostarda.
Aqueça uma frigideira com azeite extra virgem e coloque o paillard, pulverize com um pouco de sal e pincele com a emulsão. Rapidamente vire o paillard e grelhe do outro lado (esse procedimento leva aproximadamente 3 minutos).

Arroz
Em uma panela aqueça 15 ml de azeite extra virgem e frite o alho até desprender o aroma. Junte o arroz e adicione o sal (q.b.), mexendo por aproximadamente 2 minutos em fogo médio. Neste ponto, coloque a água previamente aquecida (morna) e cozinhe até que a água evapore. Desligue o fogo e reserve (processo de cozimento mais rápido).

Polenta
Em uma panela aqueça 500ml de caldo de carne, tempere com sal; quando ferver desligue o fogo e adicione a polenta (usamos a “De Cecco”) e retorne ao fogo até dar consistência. Desligue o fogo, adicione salsinha e sirva.

Montagem do Prato:
Em pratos individuais, disponha os paillards com uma porção de polenta, cebolas roxas e o arroz Basmati. Adicione um pouco de salsinha.