Risoto de Arroz Integral de Palmito

Receita com Arroz Arborio Integral

Receita: Cooking Weekend – www.cookingweekend.com.br  Foto: Giulia Martuscelli

Receita: Cooking Weekend – www.cookingweekend.com.br
Foto: Giulia Martuscelli

Ingredientes:

300g de Arroz Arborio Integral Ruzene
450ml de água para o cozimento do arroz (etapa 1)
1 litro de caldo legumes (cenouras, talos de salsão e cebola “Mirepoix”)
1 sachê aromático para o caldo (sálvia, ramo de alecrim, grãos de pimenta do reino e um dente de alho amassado com casca)
300g de palmito cortado em cubinhos
2 tomates concassé (sem pele, sem sementes, cortados em cubinhos)
15ml de purê de tomate
1 cebola roxa corte brunoise
2 dentes de alho corte brunoise
60g de queijo brie cortado em cubinhos
100g de queijo parmesão reggiano
azeite extra virgem (q.b.)
pimenta do reino
sal (q.b.)
salsinha picadinha (q.b.)
tomilho (q.b.)
Modo de Preparo:

Arroz Arborio Integral: Em uma panela de pressão, aqueça um pouco de azeite e frite o alho até desprender o aroma. Junte o arroz, um pouco de sal e mexa bem. Adicione a água e cozinhe em pressão por 10 minutos. Desligue o fogo e reserve para o preparo do risoto.
Caldo de Legumes Aromatizado: Reserve duas gazes e faça o sachê utilizando as folhas de sálvia, o alho, a pimenta do reino em grãos e o alecrim; utilize o suficiente para fazer um sachê. Amarre com um barbante e coloque junto ao caldo de legumes deixando cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 60 minutos. Desligue o fogo, retire o sachê, passe o caldo por uma peneira e reserve.
Palmito: Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e frite o alho e a cebola até amolecer. Acrescente o palmito e mexa bem (fogo médio). Nesse ponto coloque o purê de tomate e misture bem. Adicione em seguida o tomate concassé, o sal (q.b.), a pimenta do reino (q.b.) e salteie por alguns minutos. Reserve na própria frigideira.
Risoto: Em uma panela funda aqueça 7,5ml de azeite e coloque o Arroz Arborio Integral Ruzene pré preparado e acrescente duas conchas do caldo de legumes aromatizado, mexendo sempre em fogo médio. A cada 5 minutos de cozimento adicione mais uma concha do caldo cozinhando até que fique “al dente”. Neste ponto junte o palmito, um pouco de tomilho e o queijo brie (substituindo a manteiga e dando mais cremosidade); mexa por cerca de 2 minutos, em seguida adicione o queijo parmesão, um pouco mais de azeite e mexa por mais 1 a 2 minutos.
Montagem do Prato: Em pratos individuais disponha uma porção do risoto e decore com ervas e vegetais.

Rendimento: 4 porções