Risoto de Palmito com Arroz Integral na Mini Moranga

Receita com Arroz Arborio Integral

Receita elaborada pelos alunos do Curso Técnico de Cozinha da ETEC João Gomes de Araújo

Receita elaborada pelos alunos do Curso Técnico de Cozinha da ETEC João Gomes de Araújo

Ingredientes:

200gr Arroz Arborio Integral
10 un. mini moranga
1 copo requeijão
70gr tomates secos
130gr azeitonas pretas
260gr (1 vidro) palmito conserva
190gr cebola média
Um maço salsinha
30gr alho
25gr manteiga
200gr parmesão ralado
Sal qb
30gr cenoura
150gr cheiro verde
625ml água
500ml leite de vaca
5gr maisena
40gr margarina
1 un tablete de legumes

Fundo de Legumes
“Fundo é uma preparação a partir de uma mistura própria de vegetais, na medida exata
para compor o sabor desejado”.

Modo de Preparo:

Corte em cubos médios a cenoura, a cebola o maço de salsinha (não esquecer de
higienizar antes os legumes). Inicie com água fria e vá acrescentando os legumes na cocção, em fogo baixo (180º C) por 45min. Passado os 45min acrescente o sachet d’épcie (é um aromático para agregar sabor e aroma, ele é envolto em pano ou gaze amarrado, os aromáticos são dente alho, folha de louro, pimenta em grãos, salsinha, tomilho, etc). Cozinhe por mais 15min e coar. Reserve-o para o cozimento do arroz. Tempo total da preparação é 1h.

Arroz Integral: Deixe o arroz integral de molho por 12hs. Em uma panela derreta a manteiga e coloque a cebola e o alho picados em quadradinhos (brunoise) para dar uma dourada. Refogue o arroz por 2min, coloque o caldo (fundo de legumes), cozinhe por 35min em fogo médio (200ºC)

Mini Morangas: (enquanto cozinha o arroz) Higienize as mini morangas. Após a higienização, pegue a moranga, utilizando uma faca bem afiada, abra uma janela na parte superior. Corte com cuidado para não danificá-las, reserve a tampa. Envolva as mini morangas e as tampas, separadas, no papel alumínio, coloque-as no
forno a 180º C por 25min e reserve-as.

Creme de Palmito: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Junte os tomates secos e as azeitonas pretas os palmitos picados em quadradinhos (brunoise) em uma panela e leve para cozinhar em fogo baixo (180ºC) até ficar espesso. Em uma travessa misture o creme no arroz integral e reserve. Tempo médio da preparação 3 min.

Montagem do Prato: Pegue cada moranga, passe por dentro de cada uma delas 1 colher (sopa) de requeijão. Recheie cada uma delas com o “RISOTO”, salpique com queijo parmesão ralado e coloque todas em uma assadeira com a tampa ao lado delas. Coloque no forno para gratinar. (forno a 200 º por 10 min). Decore com salsinha, cebolinha, tomilho, alecrim, manjericão. Está pronta esta deliciosa preparação. Sirva quente.

Tempo total é 1h40min / 10 porções.